A falta de práticas de segurança fez com que fosse incrivelmente fácil para os hackers invadires o sistema e roubarem 81 milhões de dólares.

Os computadores da rede que estavam conectados num roteador de segunda-mão, estavam conectados ao SWIFT, sistema de pagamento global, permitindo que os hackers obtivessem acesso as credenciais necessárias para realizar transferências de altos valores direto para suas contas.

Firewalls existem para impedir que acessos externos, como hackers e malwares, causem estrago ao invadirem uma rede.

Além do mais, o uso de roteadores baratos dificultou ainda mais o rastreio e as táticas utilizadas pelos hackers no maior roubo digital de um banco do país, acrescentou Alam.

O investigador culpou tanto o banco quando o SWIFT, alegando que “faz parte de suas competências avisar sobre brechas de segurança, mas não encontramos nenhuma evidência de que eles tenham os avisado antes do desastre.”

Hackers tentaram invadir o sistema do banco e tentaram roubar 1 bilhão de dólares das contas do banco Federal Reserve de Nova Iorque em Fevereiro e conseguiram transferir altos valores para contas fraudulentas nas Filipinas e no Sri Lanka.

A polícia de Bangladesh identificou 20 estrangeiros envolvidos no roubo mas de acordo com a polícia aparentemente essas pessoas seriam apenas os recebedores algumas das quantias ao invés dos criminosos que realizaram o ataque de fato.

Embora os investigadores ainda estejam coçando suas cabeças para identificar estes hackers sem ter nenhuma pista, este incidente é um lembrete muito importante para todas as instituições financeiras do mundo para elevar as medidas de seguranças em seus respectivos sistemas.

Fabio Ferreira on EmailFabio Ferreira on InstagramFabio Ferreira on Twitter
Fabio Ferreira

Desenvolvedor Javascript e PHP, é editor do blog Café na Veia e também atua como desenvolvedor web freelancer na cidade de São Paulo.


Author: Fabio Ferreira

Desenvolvedor Javascript e PHP, é editor do blog Café na Veia e também atua como desenvolvedor web freelancer na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram did not return any images.

Siga também nosso Instagram!