Todos nós amamos jQuery. Este meu blog inclusive possui uma parte dedicada a dicas e tutoriais para construir belos exemplos utilizando este famoso framework Javascript. Mas existem situações em que o jQuery não é a solução mais inteligente. Se você precisa dele somente para manipulação simples do DOM ou apenas para uma ou duas requisições AJAX, por que deixar sua página mais lenta adicionando uma dependência desnecessária? Se ainda não sabe, existem ótimas alternativas ao jQuery que vale a pena analisar.

O problema fica mais sério quando se trata de dispositivos móveis. Veja, embora nós possamos incluír o jQuery via repositório CDN do Google, ainda assim o download e a compilação dele leva tempo. A coisa que realmente tornou o jQuery popular – suporte cross-browser – é também seu calcanhar de aquiles quando se trata de mobile. Afinal, por que você iria querer que o seu website mobile forneça suporte para versões antigas do IE se ele só foi feito para rodar em iOS ou Android?

Emagrecendo

Existem alguns outros problemas adicionais a serem resolvidos. A abordagem de animação do jQuery, por exemplo, envolve modificar as propriedades CSS de um elemento em pequenos intervalos. Isso funciona perfeitamente num desktop, mas a performance é ruim em dispositivos móveis. Animações CSS puras, ao contrário, são aceleradas via hardware e mais suaves.

Isso significa que uma abordagem totalmente diferente deve ser tomada quando se desenvolve websites mobile. Felizmente, existem pelo menos cinco boas bibliotecas, alternativas ao jQuery, que podem nos ajudar com isso.

zepto.js

zepto.js

Essa talvez seja a biblioteca mais eficiente e robusta criada especialmente para iOS e Android (ambos utilizando a engine webkit). Ela retém quase todas as funcionalidades do jQuery em apenas 8kb (ao contrário dos 32kb do jQuery) e adiciona suporte para eventos touch (incluindo pinçar para zoom) e animações CSS puras. A sua abordagem é modular – você simplesmente adiciona os componentes que precisa, podendo obter uma biblioteca ainda mais leve.

Site | Github

snack.js

snack.js

Snack é uma biblioteca Javascript simples e pequena. Embora seja ideal para pequenos projetos, possui o suficiente para desenvolver web app complexos e cross-browser. Possui uma abordagem diferente do Zepto que quebra a API do jQuery em apenas 3kb. Porém você precisará lidar com animações manualmente com este aqui.

Site | Github

$dom

$dom

$dom é uma biblioteca ainda menor – apenas 2kb é um feito e tanto. Mantém suporte cross-browser e até lida com animações (usando a mesma abordagem do jQuery com timeouts), mas omite algumas funcionalidades como manipulação de arrays e AJAX. O melhor caso para se usar essa biblioteca é ao desenvolver websites responsivos, que pode ser visualizados em tanto em smartphones como tables e desktops.

Github

xui.js

xui.js

Com apenas 4kb, o XUI é um pequeno framework para autorar apps mobile em HTML 5. Funciona em todos os dispositivos que utilizam a tela em landscape e possui até alguns componentes para webkit, IE mobile e browser blackberry. Suporta eventos touch e possui até um plugin de compatibilidade com o jQuery.

Site | Github

140medley

140medley

Não tem como ir com menos de 140 bytes. Esta biblioteca com 0.5kb de funcionalidade foi inspirada pelo concurso 140bytes, onde os participantes criavam snippets de Javascript do tamanho de tweets. Suporta templates, eventos e até mesmo AJAX. Esta biblioteca é só para experts, uma vez que a única documentação existente são comentários dentro do enigmático código-fonte.

Github

Conclusão

Estes são apenas alguns frameworks Javascript que são ótimas alternativas ao jQuery para desenvolvimento de projetos mobile. Mas não é suficiente apenas ter um belíssimo nome ou website – é a comunidade que faz ou destrói um projeto open source. Então, se você encontrar algo interessante que vale a pena conferir, espalhe para todo mundo.

Fabio Ferreira on EmailFabio Ferreira on InstagramFabio Ferreira on Twitter
Fabio Ferreira

Desenvolvedor Javascript e PHP, é editor do blog Café na Veia e também atua como desenvolvedor web freelancer na cidade de São Paulo.


Author: Fabio Ferreira

Desenvolvedor Javascript e PHP, é editor do blog Café na Veia e também atua como desenvolvedor web freelancer na cidade de São Paulo.

1 thought on “5 Alternativas ao jQuery para mobile”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram did not return any images.

Siga também nosso Instagram!